solda
A principal finalidade do ensaio por ultrassom é a detecção de descontinuidades internas em materiais não ferrosos, metálicos e não metálicos, através da introdução de um feixe sônico, a uma frequência acima da faixa audível a qual se situa entre 20Hz e 20KHz.
O feixe sônico, cujas características devem ser compatíveis com a estrutura do material a ser ensaiado, quando introduzido num ângulo favorável em relação a uma descontinuidade, encontra uma interface sendo refletido pela mesma. A reflexão será então registrada na tela do aparelho como um pico.
As ondas sônicas mais importantes são as ondas longitudinais e transversais.
a) Ondas Longitudinais – chamadas de ondas de compressão, ocorrem quando o movimento oscilatório das partículas se dá no mesmo sentido que a propagação da onda.
b) Ondas Transversais – chamadas de ondas de cisalhamento, ocorrem quando o movimento oscilatório das partículas se dá em uma direção perpendicular à direção de propagação da onda.
O ensaio pela técnica pulso-eco consiste basicamente de pulsos de alta frequência emitidos pelo cristal, que caminham através do material. Estes pulsos refletem quando encontram uma descontinuidade ou uma superfície do material. Esta energia mecânica (som) é recebida de volta pelo cristal que transforma o sinal mecânico em sinal elétrico, que é visto na tela do aparelho.
REQUISITOS BÁSICOS PARA O ENSAIO Operador treinado e qualificado; Norma técnica e procedimento; Aparelho de ultra-som;
Cristais;
Transdutores; Acoplante;
Blocos de calibração e de referência; Material a ser ensaiado.
Aplicação
O ensaio por ultrassom feito em juntas soldadas visa detectar descontinuidades oriundas de operações de soldagem. O ensaio é feito com o auxílio de cabeçotes normal e/ou duplo-cristal e cabeçotes angulares. É usual a trançagem, sobre a tela do aparelho, de curvas denominadas curvas de referência, que servem para avaliar as descontinuidades existentes.
O ensaio por