Solda elétrica eletrodo revestido
1.1 Históricos da soldagem
A soldagem por eletrodo revestido teve origem na soldagem com eletrodo de carvão. Em 1885 Nicolai N. Bernardos desenvolve a soldagem por eletrodo de carvão, estabelecendo os princípios da soldagem por arco elétrico. Em 1905, tivemos os primeiros "eletrodos com revestimento" desenvolvidos por Oscar Kjeellberg, durante a queima do revestimento, estesliberam gases que evitam a contaminação da solda. Até então os processos mais utilizados para união de metais, eram "soldagem por resistência, oxicombustivel e rebites aquecidos", mas já nos meados de 1920, o eletrodo revestido começou a ser utilizado em larga escala pela indústria naval inglesa, impulsionada pela Primeira Guerra Mundial. Atualmente o processo eletrodo é bastante utilizado pela sua grande versatilidade, ao baixo custo de operação, à simplicidade dos equipamentos necessários e à possibilidade de uso em locais de difícil acesso ou sujeitos a ventos.
1.2 O processo de soldagem
Existem diversas maneiras de unir materiais, tendo uma mesma união diversos processos envolvidos. O melhor método aplicado será definido pela sua garantia de uma boa produção, qualidade e menor custo empregado. Agregando tais valores, a soldagem entra como principal processo no que diz respeito à fabricação, montagem e manutenção no ramo industrial.
Soldagem consiste basicamente na junção de uma ou mais peças, que tende a garantir a continuidade das propriedades físicas e químicas de materiais metálicos. Este processo pode ou não ser realizado com material de adição (utilização de um eletrodo ou vareta), ou até mesmo sem presença de uma fase líquida. Esse material de adição é definido pelo acréscimo de material depositado em uma determinada peça ou preenchimento de uma determinada cavidade. Existem diversas variações da aplicação da soldagem podendo servir como junção de duas peças de reparo, superfícies desgastadas, ou até mesmo como revestimento para proteção.
1.3