Soja transgênico x Soja convencional
A Soja teve sua Origem na Ásia, mais precisamente na China. É uma planta Autógona e apresenta dois orgãos reprodutores e assim possui a autofecundação. Aproximadamente hoje a área planta em todo mundo é de 74 milhões de hectares e a maioria dessa parte é de Soja Transgênica sendo assim poderá haver riscos de cruzamentos com plantas convencionais e com sigo trazendo danos irreparáveis, principalmente se forem cruzadas numa mesma propriedade esse fato pode contaminar todo o material genético convencional.
Oque também é muito importante ressaltar que a disponibilidade financeira dos brasileiros não é muito boa e com isso leva ao produtor rural a procurar meios para que consiga recursos para a planta do soja, com isso ele chega até a assinar contratos com bancos e financeiras e para atender suas nessecidades de financiamentos, os produtores chegam a fazer contratos de risco que vai até a penhora da terra e pela falta de infra-estrutura que vai de silos próprios para que ele consiga segurar a soja em sua propriedade até que chegue em um valor apropriado para o produtor, se não houver essa tática o produtor logo após a colheita vai ter que vender o produto a um valor que não é o recomendado pois não tem um lugar apropriado para a estocagem desse produto.
Ai que entra as multinacionais de defencivos na jogada, com os produtores tento todo os equipamentos em sua fazenda e se encontrando em uma situação que os produtos vão ficando limitados que as alternativas vão se acabando, foi quando as multinacionais entraram no mercado inovando com a soja transgênica. Só que os produtores que plantam a soja convencional não tem escala comercial e muito menos renda para o uso dessa tecnologia. Eles ainda se mantem na atividade porque o principal insumo "semente" é próprio. Porque se fosse trangênico teria que pagar o famoso Royalties para a empresa dententora do produto genéticamente modificado o transgênico. A