soja exportação
Logística
Nome: Ana Paula Das Neves Gonçalves
Tutor: Maritz Falcão
Sumário:
Introdução ......................................
Desenvolvimento ...........................
Capítulo 1 .........................................
Capítulo 2 .........................................
Capítulo 3 .........................................
Capítulo 4 .........................................
Capítulo 5 .........................................
Conclusão .........................................
Introdução:
Originária da China, a soja é um grão rico em proteínas cultivado há mais de 8.000 anos, segundo algumas fontes. Não há certeza sobre quando seu cultivo foi iniciado, mas sabe-se que ela começou a ser introduzida nos países asiáticos a partir do século 2 a. C. No século 15 de nossa era, já era bastante conhecida no Japão, na Indonésia, nas Filipinas, no Vietnã, na Tailândia, na Malásia, na Birmânia, no Nepal e na Índia.
Na Europa, porém, a soja permaneceu desconhecida até o fim do século 16. Os primeiros viajantes europeus que chegaram ao Extremo Oriente não perceberam a relação entre o “leite” e o “queijo” consumido em vários países asiáticos com o grão da planta exótica que levaram para os jardins botânicos ocidentais.
Foi no século 19 que o cultivo da soja começou a se propagar no Ocidente, quando foram percebidas as suas vantagens econômicas, já que a soja tem uma grande gama de usos: serve para ração de animais, produção de óleo alimentar e fabricação de derivados que vão da farinha a cosméticos, resinas e biodiesel.
No século 20, as descobertas científicas sobre as propriedades nutricionais da soja, fizeram com que ela se popularizasse.
Até o século 19, a soja era plantada em pequena escala no Brasil. Com a vinda dos imigrantes japoneses, no início do século 20, seu cultivo se disseminou. Atualmente, o Brasil é o segundo maior produtor de soja do mundo, atrás