Softwares de Segurança
CAIM
O Cain & Abel é uma ferramenta para a recuperação de senhas e para testar vulnerabilidades da rede. O objetivo dele é que, por seu intermédio, caso você perca uma senha ela possa ser recuperada. Segundo o desenvolvedor do programa, ele foi criado, também, para auxiliar administradores de redes, professores, profissionais e consultores de segurança para estudo e testes quanto a programas desta natureza.Com ele é possível recuperar senhas de diversos tipos, como senhas locais, de conexão remota, de FTM, SMTP, POP3, http, mySQL, ICQ, Telnet, SQL Server, criptografadas (com asteriscos), entre outras. É um programa que pode auxiliar, também, na proteção da rede.
HPING2
O Hping2 é um software que envia requisições de pacotes utilizando diferentes tipos de payloads e headers, uma ferramenta extremamente útil para spoof de pacotes e packet injection em redes. Ele utiliza libpcap para operar e consegue jogar pacotes por trás de filtros, tornando-se assim extremamente interessante e versátil.
JONH THE RIPPER
É um software para quebra de senhas. Inicialmente desenvolvido para sistemas unix-like, corre agora em vários sistemas operativos (como DOS, Windows, Linux, BSD). Disponível em versão livre e paga, o John the Ripper é capaz fazer força bruta em senhas cifradas em DES, MD4 e MD5 entre outras.
O John the Ripper possui três modos de operação:
Dicionário (Wordlist): sendo o modo mais simples suportado pelo programa, este é o conhecido ataque de dicionário, que lê as palavras de um arquivo e verifica se são correspondentes entre si.
Quebra Simples (Single Crack): mais indicado para início de uma quebra e mais rápido que o wordlist, este modo usa técnicas de mangling e mais informações do usuário pelo nome completo e diretório /home em combinação, para achar a senha mais rapidamente.
Incremental: sendo o modo mais robusto no John the Ripper, ele tentará cada caractere possível até achar a senha