Software
Teremos como objetivo, neste capítulo os seguinte tópicos: 1. - Definir dentro da computação, o que é software e mostrar qual o seu papel dentro de um sistema de microcomputador; 2. - Distinguir entre software aplicativo e software básico; 3. - dentro do software aplicativo, discutir os principais tipos de programas aplicativos para microcomputadores (processadores de texto, geradores e gerenciadores de bancos de dados, planilhas eletrônicas, programas de apoio à administração, geradores de gráficos, programas educacionais, etc.); 4. - Fazer menção, resumidamente, das principais áreas em que microcomputadores estão sendo utilizados, tanto no setor profissional como no pessoal e doméstico; 5. - Dentro de software básico, definir o que é linguagem de programação (linguagem de máquina, linguagem "Assembly", linguagem de alto nível), programa tradutor ("Assembler", compilador, interpretador), programa fonte, programa objeto; 6. - ainda dentro de software básico, definir o que é programa utilitário e discutir alguns utilitários básicos: sistema operacional, editor, monitor, depurador, carregador.
Conceitos
Sabemos que o hardware é só uma das partes de um sistema de microcomputador. É inteiramente possível que o hardware de um microcomputador esteja em perfeito estado de funcionamento mas que seja totalmente inútil. Por quê? Porque o hardware só desempenha uma função útil quando está ativado por PROGRAMAS.
Um programa, já observamos, é uma seqüência ordenada de instruções que determinam ao microcomputador que funções específicas ele deve realizar. Estas instruções normalmente podem ser digitadas ou programadas em linguagem humana. Porém o computador internamente trabalhará sempre em formato binário ou em códigos de máquina.
O conjunto dos programas que um microcomputador usa é denominado, coletivamente, de SOFTWARE. Software, portanto, é um termo geral, usado para se referir a um conjunto de programas, ou mesmo a um