SOFTWARE LIVRE E PIRATARIA
Janaina Espindolo Pires17
Resumo: A pirataria é um problema que atinge praticamente todas as empresas existentes. A globalização trouxe consigo a disseminação de informações, o que é um dos objetivos das empresas, mas causa o efeito contrário quando se trata da distribuição ilegal de seus produtos. O objetivo deste trabalho é apresentar uma proposta de solução para a questão da pirataria, considerando a dificuldade de criar barreiras contra a mesma.
Palavras-chave: pirataria, consumidores, leis, empresas.
De que maneira o problema da pirataria pode ser solucionado? Esse tema é importante em função de sua ambigüidade ao trazer lucro para países que tiram dela seu sustento, ao mesmo tempo em que gera milhões de reais em prejuízo para as empresas obtentoras da licença. Essa pesquisa tem como objetivo apresentar uma proposta de solucionar a questão da pirataria, considerando a dificuldade de criar barreiras contra a mesma. Para isso, buscaram-se três artigos acadêmicos que abordavam o tema “pirataria”, para organizar a parte teórica. Este texto foi produzido pensando no público-geral como leitor.
Os consumidores de produto pirata, ao ajudarem o camelô, por exemplo, acham que estão fazendo uma boa ação ao ajudar quem precisa, considerando que se os mesmos trabalham ao ar livre, a lei está ao seu lado. Giglio (2009, p. 134) sustenta que
[...] em outros termos: os consumidores compram produtos piratas não só porque o preço é mais oportuno, mas também porque consideram justos e aceitáveis os esforços do camelô para trabalhar, enquanto o governo e as empresas são percebidos de forma negativa. São essas representações que mantém o comércio pirata.
Já Machado (2013, p. 189) disserta sobre possíveis soluções para a pirataria:
[...] (III) campanha publicitária, ora alertando os consumidores para produtos piratas ora ameaçando com punições; (IV) desenvolvimento de instrumentos mais poderosos que os atuais de legitimação de esforços