Software Livre Todo Aquele Software Que Concede Em Sua Licen A As Liberdades De Acessar O C Digo
Os Softwares Livres fundam-se na filosofia de que todos possuem direito à informação. Desta forma, aliado a isto está a ideia de que o Software Livre pode ser um instrumento de concretização da inclusão digital, da dignidade, da educação, da cidadania, da redistribuição de renda, da igualdade material, etc.
Considerado o principal projeto de software livre existente, o GNU/Linux é o sistema operacional mais usado em servidores o que pode ser justificado pelo seu bom desempenho e compatibilidade. Ele foi o principal responsável pelo reconhecimento do sucesso do modelo de desenvolvimento de software livre. O núcleo Linux é a base para o Android, tornando-se um dos sistemas dominantes em smartphones e tablets.
Mesmo com tantas vantagens, como a segurança e o uso gratuito, ainda há várias dificuldades na implantação desse sistema, pelo fato das pessoas não estarem adaptadas a ele.
A maior dificuldade dos funcionários em aderir o sistema Linux está ligada ao fato deles estarem acostumados à outro sistema operacional no seu dia a dia. Portanto, há um estranhamento quando utilizam de um sistema diferente do que estão habituados a usar. "Em 2008, apenas, o Governo Federal economizou em torno de R$ 380 milhões com a utilização de software livre", revelou Julio Neves. A realidade é que seria de muita importância e vantagem para a empresa a implantação do sistema Linux, principalmente vantagens financeiras, levando em conta que o sistema é totalmente gratuito, o que traria diverso benefícios a empresa, que ao invés de gastar com sistemas operacionais, utilizaria o recurso para investir em outras prioridades.
Aderir à mudanças é fundamental para que os funcionários contribuam com o desenvolvimento da empresa, e até com o seu próprio desenvolvimento. É de extrema importância que os funcionários