Taludes
Podemos definir talude como uma superfície de solo exposta que forma um ângulo com a superfície horizontal. Podem ser classificados como natural ou artificial respectivamente nas imagens.
Talude natural é aquele que foi formado naturalmente pela natureza, pela ação geológica ou pela ação das intempéries (chuva, sol, vento, etc.). Sua denominação é feita através de estudos geotécnicos, são formados há muitos milhões de anos e encontrados principalmente nas encostas de montanhas. (Figura 1)
Figura 1 Talude natural Já talude artificial é aquele que foi construído pelo homem. Encontramos taludes artificiais nas minas a céu aberto, nas barragens de reservatório de água, nas laterais de estradas e ruas, na escavação de uma vala para assentamento de tubo de água e até nos fundos das casas construídas em local em aclive (terreno subindo) ou declive (terreno de descendo). (Figura 2)
Figura 2 Talude artificial
PARTES DE UM TALUDE
I. Crista é a parte mais alta do talude.
II. Pé é a parte mais baixa do talude.
III. Altura do talude (H) é a diferença de cota entre a crista e o pé.
IV. Ângulo ou inclinação do talude é o ângulo, em graus, entre a horizontal e a reta média entre a crista e o pé e é representado pela letra grega teta (q).
V. Corpo ou maciço do talude é a parte interna do talude e é a parte em que geólogos e engenheiros estudam a sua constituição, isto é, que tipo de material (argila, silte, areia, rocha, etc.) e suas propriedades como coesão, limite de plasticidade, etc.
Figura 3 Partes de um Talude
MOVIMENTOS DE MASSA
A dinâmica do relevo terrestre está relacionada tanto a fatores endógenos (internos) quanto a fatores exógenos (externos). Como parte dessa dinâmica, ocorrem os movimentos de massa, termo geológico usado para explicar o processo de desprendimento e transporte do solo e/ou fragmentos de rocha.
Esse deslocamento de material (rocha + solo) é causado