SOFTWARE APLICATIVOS.
Software aplicativo é um tipo de software concebido para desempenhar tarefas práticas ao usuário para que este possa concretizar determinados trabalhos. Esta característica distingue-o de outros tipos de programas, como os sistemas operativos (que são os que fazem funcionar o computador), as linguagens de programação (que permitem criar os programas informáticos em geral) e os utilitários (que realizam tarefas de manutenção ou de uso general).
O software é o equipamento intangível e lógico de um computador. O hardware, por sua vez, é o suporte material e físico. Diz-se que os sistemas operativos funcionam como um elo entre o software e o hardware.
Os processadores de texto, as folhas de cálculo e as bases de dados são software aplicativos, o que só vem confirmar que as aplicações informáticas possibilitam a automatização de tarefas, nomeadamente a contabilidade ou a redação de documentos.
Em certos casos, os softwares aplicativos são desenvolvidos por medida, isto é, a pedido do usuário. Por isso, o software permite resolver um problema específico. Outro casos tratam-se de programas integrados que resolvem problemas gerais e incluem várias aplicações. Por exemplo, um programa (ou uma suite) para escritório combina aplicativos como processadores de texto e folhas de cálculo.
Convém destacar que o programa para escritório mais conhecido é o Office, uma criação da Microsoft. Esta empresa, fundada em 1975 por Bill Gates e Paul Allen, é a do ramo de software maior do mundo. A sua atividade não se resume aos softwares aplicativos, uma vez que a empresa também desenvolve o sistema operativo mais popular: o Windows.
O Aplicativo foi desenvolvido com três objetivos básicos. São eles: ter interface amigável, propiciar recursos para manipulação de imagens e gerar arquivos que pudessem ser estocados para formar uma biblioteca.
O primeiro objetivo apareceu pelo fato de ser uma aplicação artística e pretender ser usada não apenas por