socrates
A palavra ‘sofista’ (em Grego sophistes) deriva de sophia – sabedoria – e, designa todo o homem que possui conhecimentos consideráveis em qualquer ramo do saber, nomeadamente gramática, astronomia, geometria, música, entre outras.
O sofista era alguém a quem hoje chamaríamos de sábio. Ensinavam tudo o que se podia ensinar, “tinham a pretensão de formar homens completos, habituados a todas as sutilezas do pensamento refletido, hábeis em manejar a palavra, corajosos e fortes na ação, dignos de todos os triunfos, de todas as felicidades.” Landormy
Contudo, Socrates não era um cético e sim uma pessoa crente na verdade que habitava no ser humano e que era necessário um processo/método para descobri-la. A este método Sócrates deu o nome de Maiêutica, ou seja, a parturição da ideia: “Frequentes vezes comparava sua tarefa a de uma parteira, profissão de sua mãe, dizendo que tinha que dar à luz a sabedoria, mas apenas ajudar ao outro a parir suas ideias” (Störig, 2009, p. 124).
Partindo do método irônico-refutador, Sócrates ajuda ao outro a ir em busca da verdade e principalmente empenhava na descoberta e na questão que sempre o incomodou: “Conhece-te a ti mesmo”.
Com o intuito de conhecer seu método e suas ideias pretendemos aqui apresentá-los, para podermos fazer uma análise junto às características socráticas.