Socrates
2- Quando indagamos a nós mesmos e subtraímos respostas satisfatórias ao nosso ego que essencialmente contribua para um todo.
3 -A filosofia se interessa por aquele instante em que a realidade natural (o mundo das coisas)e a realidade histórico-social (o mundo dos homens) tornam-se estranhas, espantosas, quando as opiniões estabelecidas disponíveis já não nos podem satisfazer. A filosofia volta-se preferencialmentepara os momentos de crise no pensamento, na linguagem e na ação, pois é nesses momentos críticos que se manifesta mais claramente a exigência de fundamentação das ideias, dos discursos e das práticas.
4- A filosofia é o estudo de tudo que acontece e o que aconteceu, parar e pensar, para pensar para entender e acertar.
5- Perguntar o que é (uma coisa, um valor, uma idéia, um comportamento). Ou seja, a filosofia pergunta qual é a realidade e qual é a significação de algo, não importa o que;
· Perguntar como é (uma coisa, uma idéia, um valor, um comportamento). Ou seja, a filosofia indaga como é a estrutura de sistemas de relações que constitui a realidade de algo;
· Perguntar por que é (uma coisa, uma idéia, um valor, um comportamento). Ou seja, porque algo existe, qual é a origem ou a causa de uma coisa, de uma idéia, de um valor, de um comportamento.
6- A reflexão filosófica é o movimento pelo qual o pensamento volta-se para si, é como se tivesse sendo refletido. afinal cabe a filosofia observar e questionar tudo ao redor dela, inclusive ela própria.
7- 1. Por que pensamos o que pensamos, dizemos o que dizemos e fazemos o que fazemos?
2. O que queremos pensar quando pensamos, o que queremos dizer quando falamos, o que queremos fazer quando agimos? Isto é, qual é o conteúdo ou o sentido do que pensamos, dizemos ou fazemos?
3. Para que pensamos o que pensamos, dizemos o que dizemos, fazemos o que