socrates
1
SÓCRATES: A INDIVIDUALIDADE NA GRÉCIA
Socrates: Individuality in Greece
MARLY MEINBERG1
RESUMO
O tema da individualidade na Grécia explorado a partir da figura de Sócrates. Delineado dentro de contornos históricos da época surge o pensamento socrático como marca divisória na história do ethos e do pensamento grego, que passam para o ocidente, no que chamamos de filosofia. O texto aprofunda o assunto da noção de individualidade por meio de interpretações de comentadores de Hegel.
Palavras-chave: lógos, autarchéa, epistéme-aretê, ética, individualidade, Sócrates, ethos
ABSTRACT
The individuality subject in Greece is explored as of Socrate’s figure. The Socratic thought emerges withinthe historical outline of that time as a dividing mark in the ethos and the Greek thought history, which move on to the West in the so calledPhilosophy. The text examines the individuality notion by means of interpretations og Hegel’s comentators.
Key words: logos, autarchy, episteme, arete, individuality, Socrates, ethos.
1
Aluna de graduação do Departamento de Filosofia da PUC/SP – Brasil.
MARLY MEINBERG / Sócrates: A Individualidade Na Grécia
REVISTA PHILOSOPHICA Nº 26 (2003) Instituto de Filosofía Pontificia Universidad Católica de Valparaíso
2
1. Sócrates
O pensamento filosófico ocidental pode ser dividido em dois períodos pré-socrático e pós-socrático. Entre eles, uma morte que é a mais fiel expressão da vida de um homem, de Sócrates. Um homem-filósofo que não por acaso foi quem, pela primeira vez, anunciou a autonomia e, ao mesmo tempo a reconciliação do homem consigo mesmo. Realizou este feito oferecendo a cada um o que já lhe pertencia, sua razão.
Mas uma razão (lógos), desconhecida até então: um lógos que se voltava sobre si mesmo reflexivamente, a procura do bem. O bem como uma verdade interior que ao ser reconhecido e