Socrates.
O foco da filosofia da época era a discussão da origem do universo e do que havia nele, mas Sócrates pensava que as grandes descobertas não estavam no exterior da alma humana. Aa filosofia de Sócrates debatia a natureza humana, seus valores, verdades e fundamentos.
Insatisfeito com as limitações do pensamento de sua época, Sócrates não poupava sua filosofia só para os ‘‘dignos’’, muito pelo ao contrário, ele tinha uma necessidade de levar seus conhecimentos a todos os tipos de cidadãos gregos.
Sócrates era tido como “o mais sábio dos homens” até mesmo pelo Oráculo de Delfos. Discordando do Oráculo, o mesmo decidiu encontrar alguém mais inteligente que ele, e conversando com personalidades consideradas inteligentes por muitos ele percebeu que mesmo os tidos como sábios não raciocinavam direito, tomando como obvio aquilo que ainda deveria estar sendo debatido.
Com suas ideias inovadoras e sua inteligência, Sócrates foi ganhando mais fama e conquistando a todos, menos a aristocracia grega, pois pregavam ideias opostas ao funcionamento da sociedade. Com medo de alguma mudança na sociedade, Sócrates foi condenando a morte pela elite mais conservadora de Atenas.
Conhecemos seus pensamentos e ideias através das obras de dois de seus discípulos: Platão e Xenofontes. Pois Sócrates não nos deixou registros escritos de seus pensamentos.
Sócrates nasceu em 470 ou 469 a.C., em Atenas, filho de Sofrônico, escultor, e de Fenáreta, parteira.
Sócrates dizia que a filosofia não era possível enquanto o indivíduo não se voltasse para si próprio e reconhecesse suas limitações. "Conhece-te a ti mesmo" era seu lema.
Sócrates procura o conceito. Este é alcançado através de perguntas. As perguntas têm um duplo caráter: ironia e