Socrates
Sócrates nasceu na Grécia, é extremamente importante na historia da filosofia e, contudo apesar de nada ter escrito, seus pensamentos são transmitidas pela historia ate os tempos de hoje principalmente por seus discípulos. Alguns autores brincam que Sócrates é sofista.
Um dos diálogos mais bonitos e impressionantes de Sócrates escrito por Platão é na defesa dele contra os atenienses, que acaba condenando-o a morte.
A importância de Sócrates para a filosofia, é que ele consegue mudar o foco da filosofia, de natureza para o próprio homem, não procura saber sobre o universo mais sim sobre o ser humano, “conheça-te a te mesmo” um dos ensinamentos de Sócrates.
Sócrates era considerado um dos primórdios da filosofia grega pelas suas perguntas sobre o ser humano, sua política, a própria organização.
Sócrates consegue fazer com que a filosofia possa ser vista como um método de criação de conceitos.
Platão
Foi um grego que muito inteligente seguiu os entendimentos de Sócrates, mas depois da morte de seu mestre, saiu da Grécia viajou conheceu vários pensadores que o influenciaram.
Era muito influenciado por Sócrates mais com o tempo foi se afastando dele e criando seu próprio pensamento suas idéias, mas diferente de Sócrates ele era muito teórico, vivia estudando, quando voltou para a Grécia e como diz na historia fundou a primeira escola, ou melhor, uma academia e um de seus alunos brilhantes era Aristóteles.
Para Platão, os gregos viviam na caverna da ignorância, onde o que eles viam era apenas um reflexo da realidade, do que realmente acontecia e com o exercício da filosofia é que sairiam da caverna e veriam a realidade como era, e criariam seus próprios conceitos e se voltassem à caverna para explicar aos outros que ainda vivem lá seria considerado “louco” e seria morto que foi o que basicamente aconteceu com Sócrates.
O que Platão escreveu considera-se que era critica e reveladora ate para os problemas que vivemos