Socrates
1- Qual á a temática central da obra e como ela se estrutura? A temática central é o julgamento de Sócrates e sua tentativa de defesa.
Sua estrutura se dá por separação de acontecimentos: 1- Exórdio, 2- Duas classes acusadoras, 3- Acusações antigas, 4- Ciência e missão de Sócrates, 5- A denúncia de Meleto, 6- Justificações de Sócrates, 7- Quem perderia mais com a condenação, 8- A abstenção da política, 9- A escola de Sócrates, 10- O estilo da defesa, 11- Análise da votação, 12-Discussão das penas, 13- Propõe Sócrates uma multa, 14- Aos que o condenaram, 15- Aos que o absolvera, 16- A defesa de Sócrates se dá através do diálogo.
2- Quais as acusações feitas a Sócrates? Sócrates expunha as fraquezas do pensamento dos atenienses, por isso ele incomodou e irritou a muitas pessoas, principalmente os que detinham poder na sociedade e como conseqüência disso, ele foi obrigado a ir ao tribunal, aos setenta anos de idade para tentar defender-se de duas acusações contra a sua pessoa. Primeiro, Sócrates foi acusado de "estudar os fenômenos celestes, investigar tudo que há debaixo do céu e da terra e fazer prevalecer a razão mais fraca”. Depois ele foi acusado de "corromper a juventude" e de "não reconhecer a existência dos deuses" do estado assim acusado de deidade, ou seja, criar novos deuses.
3- Cite os argumentos centrais da defesa de Sócrates? Sócrates revela que apresentou sua defesa apenas para cumprir a lei, pois apesar de inocente, seria muito difícil provar isto em tão pouco tempo. Na sue defesa, Sócrates afirmou o tempo todo que tudo o que fizera fora para atesta veementemente sua franqueza, busca um elemento que possa convencer os juízes de sua sabedoria. Menciona que o Oráculo de Delfos afirmou ser ele o homem mais sábio de sua época, pois, ao inquirir os políticos, os poetas e os