Socrates e platão
GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO
JOSÉ RALFF
TURMA E
Sócrates e Platão
SÃO ROQUE/SP
2012
JOSÉ RALFF SANTOS DE MORAES
Sócrates e Platão
Trabalho
apresentado
disciplina
de
Filosofia
para
a
do
2º
semestre sob orientação da profª
Jane.
SÃO ROQUE/SP
2012
Sócrates
“Só sei que nada sei.” Com essas palavras Sócrates reagiu ao pronunciamento do oráculo de Delfos, que o aponta como o mais sábio de todos os homens. O pensador foi o primeiro do grande trio de antigos filósofos gregos, que incluía ainda Platão e Aristóteles, a estabelecer, na Grécia antiga, os fundamentos filosóficos da cultura ocidental.
Sócrates nasceu em Atenas por volta do ano 470 a.C. Era filho de uma parteira , Fenarete, e de Sofronisco, homem bem relacionado nos meios políticos da cidade. Como não deixou obras escritas, tudo o que se sabe de sua vida e de suas ideias é o que relatam principalmente autores como Platão e Xenofonte. Segundo os escritos de Íon de Quios e Aristóxenes, Sócrates teria estudado com Arquelau, discípulo de Anaxágoras, o primeiro filosofo impoetante de Atenas. Na juventude, participou de várias batalhas da guerra do Peloponeso. Casou – se tardiamente com xantipa e teve três filhos.
Sócrates era oposto do ideal clássico de beleza: tinha o nariz achatado, os olhos esbugalhados e a barriga saliente. Sempre cercado de jovens discípulos, gozava de muita popularidade em Atenas, embora seus ensinamentos valessem grande numero de inimigos. Passava a maior prate do tempoensinando em lugares públicos como praças, mercados e ginásios, mas ao contrario dos filósofos profissionais – os sofistas, que combatia com vigor, não cobrava por suas lições. Evitava intervir diretamente em assuntos políticos.
Pelo menos uma vez, no entanto, entre 406 e 405 a.C., integrou o conselho legislativo de Atenas. Em 404 a.C., arriscou a vida por recusar - se a colaborar em manobras politicas arquitetadas pela