socrates aristoteles e epicuro
Seus escritos abrangem diversos assuntos, como a física, a metafísica, as leis da poesia e do drama, a música, a lógica, a retórica, o governo, a ética, a biologia e a zoologia. Juntamente com Platão e Sócrates, Aristóteles é visto como um dos fundadores da filosofia ocidental.
O pai se chamava Nicômaco, era um médico reconhecido, um cientista e Aristóteles era Pai de Filpi II.
É provável que o interesse de Aristóteles por biologia e fisiologia decorra da atividade médica exercida pelo pai e pelo tio, e que remontava há dez gerações.
Em 367 a.C., quando tinha 17 anos, Aristóteles se mudou para Atenas para estudar na Academia de Platão, nela permaneceu vinte anos, até a morte de Platão que foi em (348 a.C.)
Em 347 a.C, Aristóteles deixou Atenas e foi com colegas da Academia para Assos, hoje uma cidade na Turquia. Aristóteles em Assos, fundou um pequeno círculo filosófico com a ajuda de Hérmias, tirano de Atarneu e eventual ouvinte de Platão. Lá ficou por três anos se casou com Pítias, filha do rei de Assos e que também foi estudante da Academia de Platão. Aristóteles tem, uma filha que chama Pítias, como a mãe.
Em 344 a.C. Aristóteles se mudou para Mytilene na ilha de Lesbos, onde realizou a maior parte das famosas investigações biológicas.
Em 343 a.C. Filipe II, o rei da Macedônia, convidou Aristóteles para morar em sua casa e ser o tutor de seu filho Alexandre (mais tarde, O Grande) que tinha na época, 13 anos de idade.
Em 335 a.C. Filipe II morre. Alexandre sobe ao trono. Aristóteles voltou para Atenas e funda a sua própria escola, cahmada o Liceu. Neste ano, em Atenas, fundou o Lykeion, (termo que deu origem a palavra Liceu) nome decorrente