socrat
O direito objetivo é conjunto dAS REGRAS QUE REGEM A VIDA EM SOCIEDADE E CUJO O RESPEITO É GARANTIDO
PELO PODER PUBLICO ..
JURISPRUDÊNCIA SIGNIFICA = A ciencia do direito
nasceu na grecia = democracia.
IDade media 30 maximo anos.
modulo 1
Definiçao de direito .*
deferimento = conceder
fatos ,direitos e pedidos ..
O direito nao se define apartir de leis.
definições substanciais
idealismo. tentou definir o direito
positivismo.
joao sexto
iluminismo sociedade industrial.afasta o direito da teologia.
NÃO É UM RESUMO E SIM UM ESTUDO MAIS COMPLETO, DENTRO DO NOSSO CONTEXTO DE DIREITO .
Autor:
RIBEIRO, Roberto Victor Pereira
Quando trata-se de julgamento é necessário deixar claro que não basta apenas proceder ao estudo formal das leis, é preciso ir muito mais além. Faz-se mister, saber qual a reação causada pela sociedade; para qual fração do grupo se dirigirá esse julgamento; saber os efeitos que levaram ao exame conjeturatório e, por fim, ter a certeza que as leis foram utilizadas com bom proveito.
No ano de 399 ou 400 a.c., em Atenas, perante o júri popular composto por mais de 500 juízes, Sócrates, filho de Sofronisco e de Fenareta, foi acusado por Meleto, Ânito e Lícon, de conspirar contra o Estado, não acreditando nos deuses e por corromper a juventude.
Sócrates vivia em Atenas, na Grécia, cerca de 500 anos antes do nascimento de Cristo. Possuia como idiossincrasia o uso constante da Maiuêtica, método este que leciona a respeito do parto das ideias, que os cidadãos carregam consigo, e que precisam ser exteriorizadas. Em outras palavras, trata-se do "processo dialético, pedagógico e socrático, em que se multiplicam as perguntas a fim de obter, por indução dos casos particulares e concretos, o conceito geral em questão".
Desta forma, Sócrates apregoava que todos sem distinção alguma, inclusive escravos e servos, possuíam