Sociologo
Auguste Comte
Foto: Reprodução
Em 1826, Comte foi internado em uma clínica de saúde mental para tratar problemas psiquiátricos. Já no ano de 1832, voltou à Escola Politécnica para lecionar, mas saiu em 1844 por não obter cátedra. 1848, o pensador francês criou uma “Sociedade Positivista”, que obteve muitos seguidores. Comte faleceu em Paris, França, no dia 5 de setembro de 1857.
Influência de Comte no Brasil
As ideias de Comte influenciaram muito a formação da república no Brasil. O lema da bandeira brasileira, “Ordem e Progresso”, foi inspirado na doutrina positivista do filósofo francês. As ações políticas que acompanharam a proclamação da República, tais como a separação entre igreja e Estado, o estabelecimento do casamento civil, o fim do anonimato na imprensa e a reforma educacional proposta por Benjamin Constant também foram influenciados pela filosofia positivista de Comte.
A Lei dos Três Estados
A Lei dos Três Estados é o fundamento da obra de Comte. Essa Lei postula que os três estados (três formas de concepção da realidade), de acordo com a história humana, são os estados: teológico, metafísico e positivo.