Sociologia
Introdução
Este trabalho, intitulado “Terrorismo”, tem como principal objectivo reconhecer o terrorismo como um problema do mundo atual, da sociedade em que vivemos.
Como tal, pretendo apresentar uma explicação deste conceito e para que possamos perceber quais as suas causas e possíveis consequências.
Apresentarei portanto os diferentes tipos de terrorismo, os nomes de algumas organizações terroristas (bem como de atentados), e ainda alguns anexos com informações complementares.
O que é o Terrorismo?
O terrorismo, ainda que não seja de todo, um acontecimento invulgar na sociedade, têm-se vindo a acentuar como um problema da actualidade, relacionando-se com a economia, política e sociedade.
Terrorismo é o uso de violência, física ou psicológica, por indivíduos, ou grupos políticos, contra a ordem estabelecida, é a forma escolhida por certas organizações para alcançarem os seus objetivos políticos. Consiste em actos de violência física ou psicológica imprevisíveis, perpetrados contra Estados, indivíduos, grupos precisos e massas anónimas, de modo a instalar um ambiente de medo generalizado.
Deveremos ainda distinguir o terrorismo indiscriminado (são todas as ações que se destinam a fazer um dano a um agente indefinido ou irrelevante, não estabelecido previamente e que visa à propagação do medo geral na população) do terrorismo seletivo (visa um alvo reduzido, limitado, específico e conhecido antes de efetuar o ato e ainda a chantagem, vingança ou eliminação de um obstáculo).
“Muitas podem ser as causas que motivam um terrorista suicida: a expulsão de estrangeiros, provocar mudanças políticas, realizar retaliação e vingança, ganhar projecção local ou global, construir uma imagem de poder, angariar apoio do público, recrutar novos voluntários, preservar território, cultura ou religião, etc.”
Nos conflitos terroristas, a moral assume um papel preponderante na mente dos