Sociologia
A evolução das plantas estabelece diferença em relação à evolução dos animais, por não levar a formação de músculos, de sistema nervoso, de órgãos dos sentidos e de corpo compacto, já que não dependem do movimento para absorver seus nutrientes.
Algumas características foram conservadas por seleção natural, durante a passagem evolutiva das algas verdes para as plantas, devido à adaptação no ambiente terrestre, possibilitando a expansão das plantas.
2) Angiospermas, gimnospermas e pteridófitas tem como fase dominante a esporofítica. Somente as briófitas tem predominancia na fase gametofítica.
3) Criptógamas são plantas que não apresentam a estrutura de reprodução facilmente visíveis.
Fanerógamas apresentam a a estrutura de reprodução facilmente visíveis.
Traqueófitas são as plantas que possuem vasos condutores de seiva (angiospermas, gimnospermas e pteridófitas)
Gimnospermas é o grupo de plantas que formam sementes nuas, sem flor e fruto.
4) Pg 148
5) As pteridófitas apresentam ciclo de vida do tipo haplodiplobionte, com alternância de gerações ou metagênese.A fase esporofítica é predominante no ciclo de vida, dependendo do gametófito, apenas no início do seu desenvolvimento.A fase gametofítica, também chamada de protalo, é de vida curta, sendo monóica ou hermafrodita.Nos vegetais com alternância de gerações, a fase esporofítica produzesporos por meiose, e a fase gametofítica produz gametas por mitose. | | | |
6) As pteridófitas apresentam ciclo de vida do tipo haplodiplobionte, com alternância de gerações ou metagênese.
A fase esporofítica é predominante no ciclo de vida, dependendo do gametófito, apenas no início do seu desenvolvimento.
A fase gametofítica, também chamada de protalo, é de vida curta, sendo