Sociologia
Na Antiguidade e durante a Idade Média, as tentativas de explicações da sociedade foram muito influenciadas pela filosofia e pela religião que propunham normas para melhorar a sociedade de acordo com os seus princípios. A filosofia e a religião tinham, por objetivo, não explicar as sociedades tais quais elas foram, mas indagar como que as sociedades devem ser, como elas devem organizar-se para serem tão perfeitas quanto possível.
O fator político sob o domínio de um interesse puramente ético tinha prioridade sobre o fator social. Isso significava que os pensadores antigos, não tomando a própria sociedade como objeto específico de conhecimento, aprenderam como objeto essencial de estudo uma parte da vida social, como a política ou a moral, mas numa perspectiva normativa e finalista.
2. Uma série de mudanças ocorridas na vida política e econômica da Europa contribuíram para modificar a mentalidade do homem moderno.
a) Que mudanças foram estas?
Mudanças ocorridas na vida política e econômica da Europa tais como a ascensão da burguesia, a formação do Estado Nacional, a descoberta do Novo Mundo, a Revolução Comercial, a Reforma Protestante, ou seja, necessidades materiais, intelectuais, a necessidade de pensar de forma mais racional, contribuíram para modificar a mentalidade do homem moderno. Culminando, no século XVIII, com a revolução industrial. A passagem do feudalismo para o capitalismo apresentou um novo quadro social, com a emergência de uma nova classe social.
A Revolução Industrial trouxe mudanças na ordem tecnológica, pelo emprego intensivo e extensivo de um novo modo de produção com o uso da máquina; na ordem econômica, pela concentração de capitais, constituição de grandes empresas provocando acumulo de riquezas; e na ordem social, pela intensificação do êxodo rural e conseqüente