Sociologia
INTRODUÇÃO
Segundo a definição de Thomas Bottomore, a sociedade é uma rede de relações entre pessoas, grupos sociais e instituições. Esta imagem do sociólogo inglês nos transmite a ideia de um conjunto dinâmico formado pelas relações sociais, que interligam e envolvem as pessoas em uma permanente troca de contatos sociais. Isso nos leva também à noção de processo e de transformações ao longo do tempo.
As Relações Sociais
Alguns estudiosos definem relação social como a forma assumida pela interação social em cada situação concreta. Da mesma forma que a interação social, relação social tem por base um comportamento recíproco entre duas ou mais pessoas.
Nos termos de Max Weber, essa reciprocidade é dotada de sentido comum às pessoas envolvidas. Em sentido diferente,
Karl Marx considerava que as relações sociais eram decorrentes das relações sociais de produção, ou seja, das relações desenvolvidas no processo produtivo, material, da sociedade. Processos Sociais
Processo social indica interação social, movimento, evolução, mudança nas relações sociais e na sociedade. Os processos sociais são as diversas maneiras pelas quais indivíduos e grupos atuam uns com os outros, a forma pela qual os indivíduos se relacionam e estabelecem relações sociais no transcorrer do tempo. Qualquer mudança proveniente dos contatos sociais e da interação social entre membros de uma sociedade constitui, portanto, um processo social.
COOPERAÇÃO E COMPETIÇÃO
COOPERAÇÃO: uma forma de interação social
Cooperação direta
Cooperação indireta
COMPETIÇÃO: uma forma de interação que envolve luta ou disputa.
Conflito Surge quando há a necessidade de escolha entre situações que podem ser consideradas incompatíveis. Conflitos Sociais
Uma luta por Direitos
Direitos
civis
Direitos
políticos
Direitos
sociais
Competição
É uma disputa entre indivíduos, grupos e sociedades por bens que não chegam para todos. Competição Afetiva
Competição