Sociologia
DISCIPLINA: FUNDAMENTOS DA SOCIOLOGIA.
PROFESSORA: RIVANI LOPES NEGREIROS.
COMPREENSÃO DO TEXTO: (páginas 64 a 74)
1-Qual a influência das ideias liberais e da teoria de Charles Darwin no pensamento sociológico positivista?
Suas ideias e teorias apoiavam-se na sua hipótese de seleção natural, que diz que as espécies que existem hoje, são aquelas que melhor se adaptam ao meio ambiente em que vivem, e foram se diferenciando a partir da sobrevivência dos indivíduos. O pensamento positivista tem como ideia a de que o homem é produto do seu meio social.
2-Como a ideia evolucionista da biologia transposta para as ciências sociais condicionou a visão dos europeus sobre as sociedades não-europeias com as quais entraram em contato a partir do expansionismo imperialista?
As sociedades mais simples e de tecnologia menos avançada deveriam evoluir em direção a níveis de maior complexidade e progresso na escala da evolução social, até atingir o “topo”: a sociedade industrial europeia.
Pensavam que existiam sociedades mais evoluídas que outras, que eles eram raças superiores, em razão disso escravizavam os outros especialmente os negros.
As sociedades não-europeias eram vistas pelos europeus como “fósseis-vivos”. Era preciso fazer com que essas civilizações evoluíssem para chegar ao patamar europeu. Aqueles que não se comportavam “civilizadamente como os europeus” eram considerados primitivos.
3-Apresente um conceito para o positivismo na teoria de Comte.
Corrente filosófica que exalta a coesão social e a armonia dos indivíduos em sociedade. O positivismo reconhecia que os princípios reguladores do mundo físico e do mundo social diferiam quanto a sua essência.
4-Resuma o texto: O darwinismo social.
A expansâo da indústria, resultante das Revoluções Burguesas que atingiram os paises europeus durante o século XIX, trouxe consigo a destruição da velha ordem feudal e a consolidação da nova sociedade - a capitalista - estruturada no lucro