sociologia
Em seu livro O QUE É SOCIOLOGIA o autor Carlos Benedito Martins procura de uma forma geral mostrar toda a criação e o desenvolvimento da sociologia. Tenta mostrar que a mesma é uma ciência, ampla e contraditória, que sempre nos leva a debater sobre assuntos repercutem na sociedade, assim como também serviu para variados movimentos revolucionários.
O livro trata a sociologia como resultado de problemas sociais causadas pelo capitalismo em décadas passadas, mostrando que o campo da sociologia vai muito além do que problemas sociais. Procura sempre interferir no rumo da sociedade. Mais sendo o capitalismo inspiração do pensamento sociológico, o autor discuti até aonde a sociologia promove combates na sociedade, e até aonde seus conceitos podem causar alterações de domínio em cada sociedade.
O surgimento de tal ciência pode ser interpretado como uma manifestação de um pensamento evoluído a cerda do mundo, essa tem um contexto histórico que é paralelo com o fim do sistema feudal e com a consolidação do sistema capitalista. Um grande e importante exemplo pode ser a revolução industrial, que representou a vitória da indústria capitalista, que conseguiu fazer com que grandes massas humanas fossem simples trabalhadores, e sem qualquer tipo de direito, pois foram impostas novas formas de atividades sociais.
A sociedade assim se torna em um objeto de estudo a ser investigado, devido as grandes transformações, pensadores ingleses desta época não eram sociólogos, eram homens conservadores e socialistas. Sendo assim significa que os idealizadores da sociologia estavam entre militantes e políticos e se envolviam com os problemas da sociedade.
A sociologia trás uma resposta intelectual ás novas situações impostas pela revolução industrial. Forma uma estrutura social que impulsiona o pensamento, sobre suas mudanças, seus problemas, e suas diferenças de classe. A sociologia fica presa em determinadas partes pelos abalos criados pela revolução industrial e