sociologia
2
Trabalho e sociedade
Ao analisar o trabalho no Brasil, não podemos nos esquecer de que ele está ligado ao envolvimento do país na trama internacional, desde que os portugueses aqui chegaram no século XVI.
Capítulo
A questão do trabalho no Brasil
6
Coleção particular
No final do século XIX, com a abolição da escravidão no Brasil, encerrou-se um período de mais de 350 anos de predomínio do trabalho escravo.
Portanto, nós convivemos com a liberdade formal de trabalho há pouco mais de cem anos. Negros carregadores de cangalhas.
Escravos urbanos no Brasil em gravura de Jean-Baptiste Debret , de cerca de
1830.
6
A primeira experiência de utilização da força de trabalho legalmente livre e estrangeira foi realizada pelo senador
Vergueiro, em 1846. Ele promoveu a vinda de imigrantes da Suíça e da Alemanha, com a financeira do O ajuda sistema de trabalho governo adotado da porprovíncia de São Paulo.
Vergueiro ficou conhecido como
Fazenda Ibicaba, em colonato. Cordeirópolis, São Paulo, fundada em 1817 pelo
WMO/Evelson de
As primeiras décadas depois da escravidão Capítulo
A questão do trabalho no Brasil
Para trabalhar nas fazendas, os colonos assinavam um contrato e recebiam um adiantamento, sobre o qual eram obrigados a pagar juros.
Não podiam sair da fazenda enquanto não saldassem a dívida, o que demorava muito. Diante de tamanha exploração, os colonos se revoltavam
A vinda de imigrantes ao Brasil contra esse sistema ou ficou estagnada até 1880, quando fugiam das fazendas. foi retomada.
Capítulo
A questão do trabalho no Brasil
6
Capítulo
A questão do trabalho no Brasil
6
De 1891 a 1900, vieram para o Brasil
1.129.315 pessoas. Nos trinta anos seguintes, esse movimento prosseguiu, com média de 1 milhão de pessoas a cada
A maioria dos imigrantes ia para o campo, década. mas muitos se estabeleciam em cidades como São Paulo e Rio de Janeiro, onde trabalhavam nas indústrias nascentes, no pequeno comércio ou como vendedores ambulantes. A partir