Sociologia
Aqui abordaremos como o indivíduo adquire as maneiras de agir e de pensar que se identificam com as de seu grupo social- Como se constrói a personalidade, tanto individual como a social, é outro dos pontos abordados neste capítulo. O processo de construção de identidades — pessoal e social — é visto em um contexto que envolve a personalidade e a socialização. A posição social, o status e o papel social também são vistos no contexto de sua construção a partir do processo de socialização.
TÓPICOS PRINCIPAIS
6.1 O ser humano como ser social
6.2 O indivíduo e as interações sociais
6.3 Interação e identidade social
6.4 Os processos sociais básicos
6.5 Socialização e construção da identidade pessoal
6.6 Personalidade e socialização
6.7 Posição, papel social e status
6.8 Símbolos sociais e heróis
6.9 Os principais agentes de socialização
6.10 O papel dos meios de comunicação de massa
OBJETIVOS Dl
APRENDIZAGEM
Compreender: a necessidade do convívio social para o ser humano. que o indivíduo é o produto de um complexo sistema de interações. que é pelo processo de socialização que se constróem identidades. que cooperar, competir, conflitar, acomodar e assimilar são interações fundamentais para o funcionamento da sociedade. que a soma das tendências de comportamento é que configura a identidade. que as diferentes posições na hierarquia social são importantes para o funcionamento da sociedade, não importando seu status. que as pessoas quando ocupam um status têm de desempenhar o papel esperado pelos demais membros da sociedade, e podem fazé-lo tanto além como aquém das expectativas. que os heróis e as pessoas que se tornam símboios sociais são modelos de comportamento e importantes auxiliares no processo de socialização.
•r 6.1 O ser humano como ser social
Como vimos no capítulo anterior, os seres humanos, desde tempos remotos, sempre viveram em grupos, pois aprenderam que desse modo é que conseguiriam
superar