sociologia
AULAS nº 01/02 (28/30 Jan)
A PERSPECTIVA SOCIOLÓGICA
1. OBJETIVO DO ESTUDO DA SOCIOLOGIA: a dimensão social da conduta humana.
2. FORMA DE PENSAR DOS SOCIÓLOGOS: Para o sociólogo, o comportamento humano é ordenado, padronizado e estruturado socialmente, portanto passível de ume estudo sistemático. Estruturas Sociais ------ Ações individuais.
3. A AÇÃO RECÍPROCA ENTRE DIFERENTES INDIVÍDUOS CONSTITUI-SE EM UMA BASE DA ANÁLISE SOCIAL.
4. A SOCIOLOGIA ESTUDA: comportamento; fatos sociais; interrelações.
5. MÉTODOS CIENTÍFICOS: Imaginação Sociológica – ter consciência da ideia da estrutura social e utilizá-la com sensibilidade.
6. VISÃO SISTÊMICA: Estabelecer ligações entre as ações sociais e o sistema de relações sociais que formam a sociedade geral.
7. ABORDAGENS: - SISTÊMICA: pode partir de um indivíduo e estabelecer as conexões com o sistema em que está integrado. - HOLÍSTICA: prioriza a análise a partir da sociedade mais geral.
Ambas estabelecem conexões entre o todo e as partes.
OS PRINCIPAIS PARADIGMAS TEÓRICOS GERAIS
1. ABORDAGEM FUNCIONALISTA: considera que uma sociedade é uma totalidade orgânica, na qual os diferentes elementos se explicam pela função que preenchem, pelo papel que desempenham e pelo modo como estão ligados uns aos outros no interior desse todo.
2. A PERSPECTIVA DO CONFLITO SOCIAL: o conflito, e não a estabilidade ou a evolução, é o processo social mais importante.
3. O PARADIGMA DO INTERACIONISMO SIMBÓLICO: privilegia a ação como interação comunicativa, como processo interpessoal e também autorreflexivo. Busca explicar as interações que ocorrem entre os indivíduos e nos grupos sociais, adotando uma perspectiva de explicação com base histórica evolucionária.
AULA Nº03/04 (Jan-31)
Saint-Simon
Claude-Henri De Rouvroy, Conde de Saint-Simon (1760-1825).
Pressupostos Filosóficos: Thomas More (1516; "Utopia") e Campanella (1623; "Cidade do sol").
Tese: