sociologia
R: Para os jovens filhos de imigrantes pode se dizer que ocorreu nessa "rebelião" um conteúdo reivindicatório, pois reivindicam não serem excluídos de maneira plena e completa, querem ser reconhecidos. Eles se rebelaram por estarem inconformados com aquela situação de abandono e desprezo e por último uma descrença das instituições francesas, por exemplo, até o Presidente os trataram de forma negligente e indolente.
2) Se a rebelião tinha um conteúdo reivindicatório, qual era?
R: A reivindicação por parte dos jovens franceses era uma melhora moradia, mais oportunidade de emprego e serem reconhecidos como literalmente cidadãos franceses, não apenas meros filhos de imigrantes e sempre mantendo suas identidades de seus antepassados e não acarretarem preconceitos por isso.
3) Qual é a atual configuração da sociedade francesa, em relação às etnias que a formam? Dê exemplos.
R: A sociedade francesa como infelizmente alguns países europeus que segue uma linha de raciocínio de uma raça "limpa" entre muitas aspas, acabam sendo intolerantes e preconceituosos quando sua população se encontra miscigenada. A França como outros países são intolerante com as questões de etnia, religião, valores e princípios e reagem de uma forma hostil. Rebeliões como dos jovens franceses em 2006 e a rebelião 1968 entre muitas outras que ocorre com gangues e nos subúrbios franceses.
4) Ações rebeldes como às descritas no texto podem contribuir para o avanço da luta pelo direito à igualdade numa sociedade como a francesa? Por quê?
R: Sim, Pois só alcançamos uma progressão quando damos o primeiro passo, e para caminhar tem que ocorrer o impacto! Mesmo que possa parecer inútil para uns, mas quando procede uma rebelião isso incomoda tanto quanto a sociedade e