sociologia
R- Para Weber, a ação social é um ponto chave do indivíduo. A ação social só atribui quando o indivíduo atribui sua conduta um significado ou um sentido próprio; Já a relação social estabelece um sentido que necessita ser compartilhado, pois o que se busca nesse caso é estabelecer um contato mais prolongado e duradouro.
2- Qual a importância da história para Weber?
A pesquisa histórica é essencial para a compreensão das sociedades. Para Weber, a história é tão importante como a cultura. O conhecimento histórico, entendido como a busca de evidências, torna-se um poderoso instrumento para o cientista social.
3- O que é método compreensivo?
R- Um esforço interpretativo do passado e de suas repercussões nas características peculiares das sociedades contemporânea. O método compreensivo consiste em entender o sentido que as ações de um indivíduo contêm e não apenas o aspecto exterior dessas mesmas ações.
4- O que os dados estatísticos revelaram a Weber sobre a relação entre protestantismo e capitalismo?
R- Weber parte de dados estatísticos que lhe mostraram a proeminência de adeptos da reforma entre os grandes homens de negócios, empresários bem-sucedidos e mão-de-obra qualificada. Apartir daí, procura estabelecer conexões entre a doutrina e a pregação protestante, seus efeitos no comportamento dos indivíduos e sobre o desenvolvimento capitalista.
5- Segundo Weber, de que maneira o protestantismo gera condutas adequadas ao capitalismo?
R-Como a disciplina ascética, a poupança, a austeridade, a vocação, o dever e a propensão ao trabalho atuavam de maneira decisiva sobre os indivíduos, optando sempre por atividades mais adequadas à obtenção do lucro, preferindo o calculo e os estudos técnicos ao estudo humanístico.
6- Que diferenças Weber estabelece entre as atitudes e as visões de mundo de católicos e protestantes?
Os protestantes trabalham contentes mente para ter um lugar no céu, os católicos