sociologia
CURSO DE PEDAGOGIA
PROJETO MULTIDISCIPLINAR II
INDAIATUBA – SP
2014
INTRODUÇÃO
Este projeto multidisciplinar II tem por finalidade demonstrar o significado da brinquedoteca, e de como os jogos lúdicos podem intervir nas habilidades já existentes, ajudando na coordenação motora, raciocínio lógico, e atividades em grupos.
Para Froebel a criança aprende espontaneamente, quanto mais ativa for, mais estará recebendo novos conhecimentos. “A criança precisa aprender cedo como encontrar por si mesmo o centro de todos os seus poderes e membros, para agarrar e pegar com suas próprias mãos, andar com seus próprios pés, encontrar e observar com seus próprios olhos.” (FROEBEL, 1912)
ETAPA 1
As contribuições de Froebel à educação e aplicações práticas aos jardins-de-Infância Friedrich Froebel foi o pesquisador que contribuiu muito para a Educação Infantil. Ele considerou a infância como a fase mais importante e decisiva na formação das pessoas. As teorias de Froebel são muito importantes e foram consagradas pela psicologia infantil, pois, ele desenvolveu habilidades através de observações que fazia nas brincadeiras e nos jogos das crianças. Ele criou os jardins-de-infância e defendia nesse contexto uma aprendizagem sem obrigações.
Desenvolveu brinquedos enquanto analisava as crianças em suas diferentes idades. Treinava habilidades as quais as crianças já tinham e costumava a observar o surgimento das novas habilidades que iam adquirindo
(FERRARI, 2006). O principal objetivo de Froebel nos seus jardins-de-infância era as brincadeiras que se utilizava a criatividade. O material que era utilizado para a aplicação das atividades eram todos elaborados com antecedência para que alcançasse uma qualidade melhor da atividade. Criou brinquedos diversos e suas brincadeiras eram realizadas por acompanhamento de músicas, versos e dança, eram realizadas a ar livre para interagir com o ambiente. Todas as contribuições de