sociologia
Faz necessária a conscientização para o surgimento da curiosidade, pois a curiosidade é já conhecimento assim como a linguagem também é conhecimento. Cabe ao professor ou a professora estimular a curiosidade de seu aluno, deixando-o livre para aventurar-se no mundo do saber; respeitando sua autonomia e sua dignidade, sendo tolerante com suas dificuldades, facilitando a superação da mesma.
Cabe ainda, ao professor ou a professora gostar do que faz e faze-lo com prazer, com amor. Saber que aprender é uma aventura criadora, é construir, é reconstruir, é mudar, é transformar. Saber que a prática educativa leva a um saber geral e a vários saberes especiais que estejam ligados a prática docente, isso, leva a interdisciplinaridade, leva a confluência de vários conhecimentos em prol da melhoria da aprendizagem, aprendendo a conhecer as relações e os significados existentes das diferentes disciplinas; aprendendo a fazer criativamente; vivendo em conjunto numa atitude trans-cultural, trans-religiosa, trans-política e transnacional; e aprendendo a ser com espírito científico num eterno aprendizado, pois sua formação é transpessoal.
Citando Paulo Freire, o professor e a professora devem sonhar o sonho possível, visando a história cultural, social e individual, pensando a prática diariamente dentro dos limites de hoje, ontem e de amanhã, uma prática dialética, dinâmica, buscando os espaços livres que devem ser preenchidos, anunciando e denunciando as discriminações existentes em