sociologia
Contexto Histórico no Brasil
O período romântico no Brasil inicia em 1836 com a publicação da obra suspiros poéticos e saudades por Gonçalves de Magalhães e acaba em 1881 com a publicação do romance realista Memórias Póstumas de Brás Cubas Machado de Assis.
A literatura brasileira só teve um desenvolvimento significativo com a fuga da família real portuguesa de Napoleão para o Brasil que realizou grandes avanços artísticos e culturais mas com grande influencia européia, porem, as classes sociais dominantes ficaram insatisfeitos com o império gerando tentativas de independência com a conquista dela em 1822 por Dom Pedro I causando um forte sentimento nacionalista.
Outra característica importante é que o Brasil era uma das únicas colônia a ter um sistema econômico escravista gerando oposições entre os autores da época fazendo obras com temas direta ou indiretamente abolicionistas.
Espírito, o Romantismo toma mais tarde a forma de um movimento, e o espírito romântico passa a designar toda uma visão de mundo centrada no indivíduo. Os autores românticos voltaram-se cada vez mais para si mesmos, retratando o drama humano, amores trágicos, ideais utópicos e desejos de escapismo. Se o século...
Vítor Meireles | Obras
1. Flagelação de Cristo (1856):
Vítor Meireles não se tornou célebre por suas pinturas religiosas, mas conferia a estes trabalhos grande importância. Para o artista, a pintura deveria se ocupar de temas nobres e moralizantes, onde a religião tinha um papel central.
2. A Primeira Missa no Brasil (1861): Obra produzida por Vítor Meireles em Paris, durante uma viagem de aperfeiçoamento e estudo. No núcleo central da cena, na parte mais iluminada, está o altar e o celebrante da missa. No primeiro plano, o povo indígena observa pacífico ao ato católico.
3. Dom Pedro II (1864):
Vítor Meireles era bastante próximo da família imperial, e constantemente realizava retratos de seus integrantes. Tais obras lhe davam uma