sociologia
Nicolau Maquiavel: o cidadão sem fortuna e o intelectual de virtú.
1) A formação do Estado Moderno na história europeia: Maquiavel do século XVI aos ingleses Hobbes e Locke do século XVII- VXIII, os franceses Motesquieu e Rousseau.
2) O pensamento político acompanha a construção de uma ordem política da qual o Estado-Nação haveria de ser realização mais completa.
3) Os conflitos políticos na Itália de dos séculos XV e XVI e as invasões estrangeiras.
4) O Príncipe (1521-1513).
5) Maquiavel está preocupado em falar sobre o Estado, não o melhor, mas o que nunca existiu. O Estado real, capaz de por ordem (17). – a realidade concreta. A verdade efetiva das coisas.
6) Ler. P. 17-18. Com fazer reinar a ordem, como instaurar um Estado estável?
7) O problema de Maquiavel é de como pode ser solucionado o inevitável ciclo de conflitos, de estabilidade e caos.
8) A ordem é uma construção social e política não uma vontade divina. Ver. P. 18
9) A natureza humana é negativa: os homens são ingratos, volúveis, simuladores, covardes ante os perigos, ávidos de lucro. Estes atributos negativos compõem a natureza humana e mostram que o conflito e a anarquia são desdobramentos necessários dessas paixões e instintos malévolos. P. 19.
10) Não há meios absolutos para domesticar a natureza humana. A história é cíclica. É impossível extinguir as paixões e os instintos humanos.
11) O poder político tem, pois, uma origem mundana. Nasce da própria malignidade que é intrínseca à natureza humana. Além disso, o poder aparece como a única possibilidade de enfrentar o conflito, ainda que qualquer forma de domesticação seja precária e transitória. P. 20.
12) A desordem é fruto da natureza humana.
13) Um fator da instabilidade: a presença inevitável, em toda as sociedades, de duas forças opostas, uma das quais provém de não desejar o povo ser dominado nem oprimido pelos grandes, e a outra de quererem os