sociologia
TRABALHO
DE
SOCIOLOGIA
Nome: Kathelin Nº17 Série:2ºI Kelvin Nº18 Renan Nº35
Introdução
O que é a Pesquisa de Emprego e Desemprego
A Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED), levantamento domiciliar contínuo, tem como objetivo captar, através de amostragem probabilística, informações sobre mercado de trabalho urbano. Realizada mensalmente, desde outubro de 1984, na Região Metropolitana de São Paulo, a pesquisa é fruto de convênio entre a Fundação Seade e o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Sócio-Econômicos (Dieese) e vem fornecendo dados para o acompanhamento da evolução conjuntural e para a análise das características e transformações na estrutura do mercado de trabalho regional.
Atualmente, a PED já está presente em mais outras seis regiões metropolitanas - Belém, Belo Horizonte, Curitiba, Distrito Federal, Porto Alegre e Salvador -, através de convênios firmados pela Fundação Seade e o Dieese e por secretarias de trabalho e órgãos de planejamento e pesquisa dos respectivos governos estaduais. Essa disseminação conta com o apoio do Ministério do Trabalho (MTb) e do Codefat, com recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT).
Embora o universo pesquisado pela PED compreenda todos os moradores dos domicílios visitados, a caracterização da inserção no mercado de trabalho é feita somente para os indivíduos de dez anos e mais, que compõem a chamada População em Idade Ativa (PIA).
Para classificar a PIA segundo sua inserção no mercado de trabalho, a PED utiliza os seguintes parâmetros: procura efetiva de trabalho; disponibilidade para trabalhar, com procura em até 12 meses; situação de trabalho; tipo de trabalho exercido; e necessidade de mudança de trabalho.
PED –Pesquisa de Emprego e Desemprego
Emprego é a função e a condição das pessoas que trabalham em caráter temporário ou permanente, em qualquer tipo de atividade econômica. Por desemprego se entende a condição