Sociologia
1- As condições das fábricas eram precárias, os ambientes tinham uma péssima iluminação, além de serem abafados e sujos. Os salários recebidos pelos trabalhadores eram muito baixos e até mulheres e crianças trabalhavam. Os empregados chegavam a trabalhar até 18 horas por dia e estavam sujeitos a castigos físicos dos patrões. Não havia direitos trabalhistas como, por exemplo, férias, décimo terceiro salário, auxílio doença, ou qualquer outro benefício.
2- Sim, o texto descreve muito bem as condições dos trabalhadores daquela época, nas vilas rurais o esgoto era a céu aberto e eles tinham que suportar o mau cheiro do lixo industrial, além de terem que enfrentar filas para pegar água. No Brasil de hoje as condições são bem melhores, ainda existem algumas cidades com esgoto a céu aberto, com uma difícil distribuição de água, mas nada se compara as condições da revolução industrial.
3- No Brasil hoje mais de cinco milhões de jovens entre 5 e 17 anos de idade trabalham no país, , apesar da lei estabelecer 16 anos como a idade mínima para o ingresso no mercado de trabalho e 14 para trabalhar na condição de aprendiz.
4- Trabalho doméstico, crianças apartir de 10 anos já estão sendo contratadas para trabalhar na casa de outras pessoas como domésticas e 94% são meninas. Trabalho nas cidades, vai desde crianças que carregam frutas em feiras livres até crianças que vendem doces no semaforo. Trabalho na agricultura familiar, antes as crianças recebiam pelos seus trabalhos mas quando começam a trabalhar na agricultura familiar nao recebem nada em troca.
lkjadljajdlkajdaadjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjakdjakdjlwalfd- jljflkajfladsklfjasdjfçklsjfçsadjf ijfljsdfjJFLjfklyfklsklslkjsfdçk lkjsfkljKLJjfkjflçkjfçjfçklDFJLÇDKJFÇjf kjsklfjskjfKJFLJFÇKLJçkljfÇKLFJjfçkjf
1- As condições das fábricas eram precárias, os ambientes tinham uma péssima iluminação, além de serem abafados e sujos. Os salários recebidos pelos trabalhadores eram muito baixos e