sociologia
MARKETING PESSOAL COMO ESTRATÉGIA DE SATISFAÇÃO
DOS CLIENTES: O CASO DE O BOTICÁRIO-SE
Adriano David Monteiro de Barros
RESUMO
O estudo teve por objetivo expor aspectos importantes acerca do marketing pessoal, e consequentemente visualizar as questões relativas à satisfação dos consumidores. A pesquisa foi desenvolvida na maior rede de franquias em perfumaria e cosméticos do mundo, O
Boticário. Foram observadas características importantes presenciadas na empresa, como os produtos, estrutura para a exposição dos produtos e a exposição dos funcionários da empresa, com intuito de analisar e mostrar como essas atitudes influenciam no desenvolvimento da organização, uma vez que o marketing é uma ferramenta fundamental para tal crescimento, logo temas como satisfação dos clientes, marketing pessoal e suas estratégias foram expostas nesse artigo. De acordo com os resultados obtidos, foi possível concluir que a empresa utilizase do marketing pessoal como fonte de satisfação dos clientes, logo a empresa consegue atrair mais clientes e fidelizá-los de forma que a organização fixe clientes antigos e adquira novos clientes. Palavras-chave: marketing. satisfação do cliente. marketing pessoal.
1. INTRODUÇÃO
O inicio da humanidade demonstrava que o homem buscava meios para suprir suas necessidades e desejos, desenvolvendo-se com o passar do tempo. Essa necessidade induziu o mercado a buscar ferramentas e maneiras de satisfazer seus clientes e fornecedores, logo o crescimento da organização pode ser caracterizado pela forma como ela expõe sua marca.
Entretanto, o valor da marca não pode ser direcionado apenas para os produtos fabricados pela empresa, mas sim como seus funcionários se comportam diante de tantas exigências do mercado atual, pois agregar valor aos colaboradores da entidade levará uma importante imagem para os clientes externos.
As empresas atualmente precisam direcionar a