sociologia
O tema central da antropologia filosófica é a natureza e o destino do homem, bem como o seu lugar no universo.
A antropologia filosófica busca falar da essência do homem, embora não exista um consenso sobre o que vem a ser essa essência, embora se concorde que ela existe e é o que diferencia o ser humano dos demais seres do universo.
O estudo da antropologia filosófica tenta achar as respostas para dúvidas nossas, como: O que distingue o ser humano dos demais seres vivos? Em que consiste a natureza humana? O homem é composto de corpo e alma (ou espírito) ou é de natureza puramente corpórea?
2. Descreva as múltiplas facetas do humano, procurando mostrar como elas se interligam e formam um todo consistente e único: o humano enquanto pessoa. homem enquanto pessoa.
- O homem, um ser material
O homem é antes de tudo um animal, possuindo assim um corpo, ou uma “matéria viva”.E, por ocupar um local no meio físico e cultural em que vive, o homem é tido como um ser material e corpóreo.
- O homem, um ser racional
O homem temposse e utiliza a razão para refletir, emitir juízos, dominar e modificar a natureza, buscar conhecimentos técnico-científicos, elaborar conceitos e idéias. E todos esses atos do homem de conhecer, refletir e de raciocinar sobre os demais seres vivos, é expandida também a capacidade de conhecer e compreender a si mesmo.
- O homem, um ser psíquico
O homem é um ser único, dotado de uma personalidade exclusiva, que necessita de afeto, compreensão, aceitação, auto-estima e auto-respeito. É movido por uma gama imensa e variada de desejos e necessidades sensíveis, morais, racionais e espirituais que o impulsionam na direção de sua plenitude.
- O homem, um ser social e político
O homem não vive sozinho, necessitam de um meio social, na busca de poder compartilhar sua existência com os demais, movido pela necessidade de buscar o bem comum.
A sociabilidade é inerente ao ser humano e