sociologia
Vivemos em interação com outros indivíduos.O modo de se relacionar com a ideia de liberdade na sociedade tornou-se objeto de farta produção sociológica. Somos livres para escolher e acompanhar nossas escolhas até o fim. Sua habilidade para tomar decisões conscientes é, um exercício de sua liberdade.
Escolha,liberdade e convivência com os outros Nossas escolhas , nem sempre são produtos de decisões conscientes.Muitas de nossas ações decorrem do hábito. Apesar disso, sempre há quem relembre que nossas decisões tornam-nos responsáveis por qualquer resultado que produzam.
Se quebrarmos regras feitas para guiar a conduta das pessoas, podemos ser punidos.As regras orientam,além de nossas ações, também a coordenação dessas ações. Em geral, somos autores de nossos destinos.Sendo assim, temos a habilidade de monitorar nossas ações e a capacidade de determinar seus resultados .Há muitas situações equivalentes, nas quais nossa liberdade para agir é limitada por circunstâncias sobre as quais não temos controle. Nem todas as pessoas buscam os mesmos objetivos conseguem alcançá-los. Nossas ações,tornam-se dependentes do julgamento de pessoas, uma avaliação sobre a qual exercemos controle limitado.Essas pessoas estabelecem as regras do jogo e são, ao mesmo tempo, os árbitros de seu cumprimento.Tornamo-nos dependentes de outros porque são eles que pronunciam o veredicto quanto à suficiência de nossos esforços. Os fatores materiais também , conformam-se nossa capacidade de alcançar objetivos.
O que demonstra o fato de que a liberdade de escolha não garante a liberdade efetivamente atuar sobre nossas escolhas nem assegura a liberdade de atingir os resultados desejados. Demonstramos que o exercício da liberdade pode ser um limite á liberdade alheia.Para sermos capazes de agir mais livremente, precisamos ter mais do que livre-arbítrio.Há casos , em que nossa liberdade pode não depender do que fazemos,