Sociologia
INTRODUÇÃO À SOCIOLOGIA
ANÁLISE DO FILME “POPULAÇÃO 436”
TERESINA
2014
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ
ANÁLISE DO FILME “POPULAÇÃO 436”
Análise do filme “População 436” da disciplina Introdução à Sociologia, curso de Medicina Veterinária, da Universidade Federal do Piauí.
TERESINA
2014
O fato social, segundo Durkheim, consiste em maneiras de agir, pensar e sentir que exercem determinada força sobre o indivíduo, obrigando-o a adaptar-se as regras da sociedade onde vive. No entanto, nem tudo o que uma pessoa faz pode ser considerado fato social, pois para ser identificado como tal tem de atender a três características: generalidade, coercitividade e exterioridade.
O filme “População 436” se encaixa nesses fatos sociais. A crença na religião e a forma de obrigarem a se adaptar as regras de morar na cidade para a permanência da população em 435 habitantes se enquadra nesse conceito de fato social de Durkheim.
Exterioridade: Quando o indivíduo nasce, a sociedade está organizada com suas leis, seus padrões, seu sistema financeiro, etc. Cabe ao indivíduo conhecer, por intermédio da educação, por exemplo. No filme, toda a população da cidade tem o mesmo pensamento da formação de uma família, é um pensamento que nasce na cidade.
Generalidade: Os fatos sociais são coletivos, isto é, eles não existem para um único indivíduo, mas para um grupo ou sociedade. O filme retrata essa realidade, pois eles têm uma crença de não ir contra os costumes da sociedade, eles possuem o mesmo comportamento em relação aos costumes familiares.
Coercitividade: característica relacionada com o poder ou força, com a qual os padrões de uma sociedade se impõem aos indivíduos que se integram, obrigando-os a cumprir. Essa característica é observada quando o investigador nota que nos últimos cem anos a população não se alterou e, aos poucos, vai descobrindo os segredos que estão