sociologia
- Migrações- São fenómenos sociais que se definem como movimentos das populações, com carácter de permanência ou não, de um território para o outro.
InternasIn
Migrações Emigração Imigração
- Factores que desencadeiam as Migrações
Uma multiplicidade de factores :
Factores Económicos- são os mais comuns: busca de melhores condições de vida, procura de trabalho;
Globalização- As Migrações são simultaneamente causa e efeito da Globalização.
A Globalização – relações económicas internacionais e a nova ordem global neo-liberal têm vindo a acentuar as desigualdades e o sofrimento de elevado número de seres humanos.
- Consequências
- Refugiados;
- Nos países de origem- diminuem possíveis tensões sociais,;a população fica envelhecida; podem desenvolver-se contactos culturais com os emigrantes que regressam.
-- Nos Países de destino- Rejuvenescimento da População; impulso da Economia; problemas de integração; surgem situações de exploração e abuso sobre os emigrantes; racismo, xenofobia
- Minoria Ética—os imigrantes que chegam à Europa, provenientes de várias partes do mundo passaram a designar-se de Minorias étnicas.
De facto, quando definimos minoria étnica não nos referimos ao facto dos grupos em questão constituírem uma percentagem reduzida no total da população mas sim ao facto destas pessoas serem imigrantes e pertencerem a categorias que vivem numa situação de desigualdade social em elação a outras.
Definição de Giddens-
A