sociologia
Literatura é a arte de compor e escrever trabalhos artísticos em prosa ou verso, refere-se à arte literária. O conjunto de trabalhos literários de um país ou de uma época refere-se ao estudo da história da literatura. Cumpre aos estudiosos de literatura destacar movimentos sérios e consequentes, relacionando-os a determinado momento histórico, ou seja, a um momento econômico, político e social.
Esses movimentos, em determinado contexto histórico-cultural, resultando nos estilos de época, pano de fundo para as produções artísticas. Dessa forma, embora cada obra produzida por um artista constitua uma experiência única, com marcas próprias e inconfundíveis, ela sempre será produto de uma determinada época.
Por outro lado, um período literário apresenta uma série de marcas ou características (o Romantismo, por exemplo, é marcado por uma visão de mundo subjetiva, não raro egocêntrica, por um forte nacionalismo, um exagerado sentimentalismo, uma postura rebelde, etc.); dificilmente encontraremos um autor que dê conta de todas essas marcas, o que nos permite concluir que um período se define, como afirma René Wellek, como um “sistema de normas, convenções e padrões literários”, e nunca por apenas esta ou aquela característica.
Estilo de época, portanto, é a denominação dada ao conjunto de traços e normas que orientam e caracterizam a produção artística de um determinado momento histórico.
A identificação de diferentes estilos de época orienta melhor o estudo das produções artísticas, pois a cada estilo de época corresponde uma escola literária, ou seja, um conjunto de características formais e de seleção de conteúdos evidentes na obra de escritores e poetas que viveram em um mesmo momento.
São oito as escolas literárias tradicionalmente estudadas: Trovadorismo,Classicismo, Barroco, Arcadismo,
Romantismo, Realismo/Naturalismo, Simbolismo e Modernismo. Há, também, um momento de transição entre o
Trovadorismo e o