Sociologia
As mudanças sociais podem alterar a estrutura social e com ela as relações sociais.
Exemplo: A Abolição do trabalho escravo no
Brasil. As relações sociais de produção foram transformadas. A mão de obra escrava mudou para trabalhadores livres.
O RITMO DAS MUDANÇAS SOCIAIS
O ritmo de mudança social varia de sociedade para sociedade. É lento nas mais simples como as pequenas sociedades isoladas e acelerado nas mais complexas como as sociedades industriais e pós – industriais, especialmente nas grandes cidades. O ritmo das mudanças sociais dependem do maior ou menor número de contatos sociais com outras sociedades, do desenvolvimento dos meios de comunicação e de certos processos políticos e sociais que aceleram ou dificultam a dinâmica da transformação social.
A multiplicidade de contatos com povos de costumes, padrões de vida e técnicas diferentes faz acelerar as mudanças sociais.
A SOCIEDADE ESTÁ SEMPRE EM
MUTAÇÃO.
Uma sociedade substitui mais facilmente os bens materiais do que as crenças, os aspectos culturais, os modos de vida. Assim a sociedade industrial substitui o carro a tração animal pelo automóvel e o barco a vela pelo navio a vapor, mas não criou nada para colocar no lugar das religiões ou da família.
O QUE PROVOCA A MUDANÇA
SOCIAL?
As mudanças sociais podem ser causadas pela ação de diversos fatores.
1º-Fatores geográficos – O meio é influenciado pela ação dos seres humanos. As secas do nordeste brasileiro, acentuam o empobrecimento e a migração em massa de sertanejos para outras regiões do país.
2 – Fatores Econômicos –
O desenvolvimento econômico contribui para grandes mudanças na vida social elevando o nível de vida dos grupos sociais estimulando a mobilidade social.Ex: a ascensão ou a queda na classe social.
3º – Fatores Sociais – Conflitos entre classes sociais guerras e revoluções estão entre os processos que mais modificam a estrutura social das sociedades.
4º