Sociologia
1- Defina o que é uma instituição social e dê exemplos.
Instituição social é tudo que envolve normas, regras, valores que atendem as necessidades da sociedade, e que conforme o seu desenvolvimento vão se padronizando e se tornando constantes. Ex: escolas, igrejas, famílias e etc.
2- Nem sempre uma instituição social possui sedes e prédios, muitas instituições como a família e a linguagem são entidades abstratas. Explique por que a família pode ser considerada uma instituição.
A família pode ser considerada uma instituição, pois sua existência vem através da sociedade. Cada pessoa da família tem sua função, cada um segue as normas da família; sendo elas a biológica que é a reprodução da espécie; a socialização que é a preparação da criança para inseri-la na sociedade; a social que define o status do individuo (oportunidades e recompensas); a assistencial que cuida fisicamente dos membros da família; e a econômica que é a produção de bens e serviços para seu próprio sustento. Esses são os fatores que mostram que a família é uma instituição, pois atende as necessidades da sociedade.
3- Explique o que é fundamentalismo religioso e como pode haver fundamentalismo até em religiões cristãs.
São os movimentos religiosos que prezam as tradições e os costumes dos antepassados. Os fundamentalistas religiosos lutam contra a modernização e a desigualdade social e cultural que ela trouxe. O fundamentalismo cristão nos EUA proibiu o ensino da tória de Darwin nas escolas de 1° e 2°, em seu lugar é ensinado o criacionismo baseado na criação do homem exposto na Bíblia.
4- A ciência é uma instituição? Justifique com os conceitos do texto.
Sim, pois a ciência está sempre em constante mudança, o que interfere na sociedade, aderindo as suas necessidades. Seus conceitos visam valores diferentes vistos por cada grupo, mesmo as vezes não havendo leis ou regulamentos, tendem sempre a se