Sociologia
Ciências Sociais Inúmeros pensadores dedicaram longos anos ao estudo da vida em sociedade, descobrir seus mecanismos internos e tornar mais clara as relações entre as pessoas , um pouco da vida e das ideias de alguns desses estudiosos que , com seu saber, contribuíram para ampliar o conhecimento da humanidade sobre si mesma. Jean- Jacques Rousseau (1712-1778)
Obras: O contrato Social (1762), Discurso (1755)
Nascido na Suíça, formação francesa seus livros publicados na Revolução Industrial defende que a sociedade e originou de um pacto que viviam livremente “estados de natureza”, porem com o surgimento da sociedade e da propriedade teria dado origem à desigualdade e à privação de liberdade. Para ele o ser humano é naturalmente bom, o mal teria origem na sociedade, que estimulam o egoísmo e levam à divisão entre pobres e ricos. Augusto comte (1798-1857)
Obras: Curso de Filosofia Positiva 1830-1842
Gera o Positivismo Afirma que a sociedade funciona como um organismo vivo cada parte tem uma função especifica para manter o equilíbrio entre si. Três fases: Teológica onde há a adoração de deuses, metafísica mais abstrata como “a natureza”, positiva sociedade industrial se baseia na descoberta das leis objetivas que determinam os fenômenos.
Positivismo: criado por sociólogos para designar a ciência que deveria estudar a sociedade , procurando formular leis gerais que regem a sociedade. Karl Marx (1818-1883)
Obras:Miséria da filosofia, O dezoito brumário de Luis Bonaparte e o capital. Em parceria com o Engels , escreveu: A sagrada família , A ideologia alemã e o Manifesto do partido Comunista.
Filosofo cientista social, economista e revolucionário, da Alemanha. Sua teoria chamada marxismo ou materialismo histórico Explicam que a historia da humanidade é a historia da luta de classes e convocam o proletários à luta pelo socialismo. Nova Gazeta Renana primeiro jornal diário francamente socialista. O capital , no