Sociologia
Quando esta crise surgiu? Por que alguns problemas são mais freqüentes que outros? Cada um de nós tem algumas formas de explicações particulares para estas crises. A sociologia em especial apresenta forma diferenciada de ver os problemas e busca fazer uma interconexão destes problemas com o contexto social, sem no entanto determinar o comportamento do indivíduo ao meio.
Para entender bem a questão da sociologia. Vamos analisar o exemplo do divórcio. Para muitos ele é considerado um “problema pessoal”. Entretanto, avaliando a estatística que mostra que o fenômeno tem crescido significativamente no Brasil, tomando grandes proporções, podemos concluir que não se trata apenas de um problema individual, trata-se de um problema social. Quais poderiam ser as possíveis interconexões de fenômenos que se relacionam a este fato? Explicar um fenômeno como este seria uma das preocupações da sociologia..
Agora que entendemos que a sociologia está preocupada com os aspectos sociais e não individuais podemos conceituá-la. Ela é um estudo que aborda como temática sociedade. Todavia, somente esta definição é insuficiente uma vez que a História também estuda a sociedade. Desta maneira sociologia é um estudo das relações sociais entre os indivíduos e grupos. Ou seja, preocupa-se com o comportamento social destes a partir de “influências sociais”. Podemos exemplificar desde um encontro entre dois amigos até as relações globais como uma rede social como o facebook.
A maioria de nós vê o mundo a partir de