Sociologia
CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO – CCE
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO – DEFE
CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM PEDAGOGIA
DISCIPLINA DE SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO II
Prof Dr FRANCIS MUSA BOAKARI
RELATÓRIO FINAL DE PESQUISA
TERESINA
2014
INTRODUÇÃO
Os questionamentos sobre a educação e a prática docente estão cada vez mais presentes na vida de educadores e educandos, por fazerem parte de uma sociedade em constante transformação. O presente trabalho buscou conhecer, de forma bem suscinta, o ponto de vista de três educadoras sobre como é sua prática docente, as principais dificuldades enfrentadas e quais as perspectivas para o futuro de sua profissão e da educação. Utilizamos o método da entrevista, com profissionais da educação que trabalham na rede pública e privada de ensino, lecionando no nível fundamental, superior e educação especial.
RELATO DA PESQUISA
Durante encontro realizado pelo presente grupo de pesquisa, onde pusemos em discussão a temática do trabalho, foi elaborado um questionário através do qual buscamos, além de procurar pradonizar os questionamentos levantados, eleger os principais aspectos que deveriam ser abordados durante as entrevistas.
Iniciamos as entrevistas procurando conhecer um pouco sobre as características sócio-educacionais das professoras, obtendo assim os seguintes dados:
1- A primeira entrevista foi realizada na Universidade Federal do Piauí (UFPI), as 17h00 do dia 31 de janeiro de 2014, com a professora Lucinette Lima, 46 anos de idade, graduada em pedagogia, com pós-graduação em Educação Infantil e Desenvolvimento e Planejamento em Políticas Públicas. Trabalha na rede pública de ensino, lecionando na UFPI e na Associação de Amigos dos Autistas (AMA). Trabalha os três turnos e já tem 21 anos de profissão.
2- A segunda entrevista foi realizada em uma escola da rede pública de ensino, localizada no Bairro Pedra Mole, as 09h00 do dia 07 de fevereiro de