sociologia
1-) De acordo com Merton é incorreto afirmar que a criminalidade é sempre resultado da pobreza, pelo contrario, Merton afirma que o crime é explicado por uma situação de anomia nas sociedades contemporâneas, uma distorção entre desejos de consumo e a possibilidade de satisfazê-los, por parte dos grupos mais pobres, mas isso não quer dizer que a criminalidade seja uma pratica exclusiva dos mais pobres, já que as classes mais altas da sociedade também praticam crimes como a corrupção.
2-) A “inconsistência estrutural’’ que está relacionada a grande parte dos crimes na sociedade capitalista são as exigências incompatíveis para os indivíduos situados nas camadas inferiores da estrutura social, já que de um lado, a eles se pede que orientem sua conduta em direção a expectativa da grande riqueza e, de outro lado, a eles se negam, em larga medida, as oportunidades efetivas de assim fazer dentro das instituições vigentes. Ou seja, as pessoas das camadas inferiores não tem condições de atingir essas exigências.
3-) Para Merton a relação existente entre crime e pobreza é que como nas sociedades capitalistas existe uma hierarquia de classes sociais, de acordo com a qual os grupos subalternos não conseguem satisfazer seus desejos de consumo, a reação dos grupos mais pobres da sociedade é praticar crimes violentos criando uma situação de anomia. Portanto, por não terem condições de se satisfazerem eles tem a necessidade de cometer crimes.
4a-) A partir da leitura do conceito de anomia no dicionário e da leitura do texto “ O que são crime e criminalidade ”, podemos dizer que anomia é quando não há presença, na sociedade, das normas que regem a conduta dos homens e asseguram a ordem social. b-) A pobreza pode ser determinante para a formação de uma situação de anomia quando as leis passam a ser desrespeitadas e ignoradas, ou seja, quando o desejo das pessoas de classes mais baixas não são satisfeitos, como dito nas questões 1 e 2. Tendo com único