sociologia
Trabalho de Sociologia – 1° Bimestre
Nomes:_______________________________________________________________________________
Turma:______ Prof.: Bruno Almeida Data:___________ Valor: 8,0 pontos. Nota:_________.
Movimentos sociais entregam reivindicações sobre educação de jovens e adultos
Movimentos sociais entregaram nesta terça-feira (28) ao presidente da Câmara, Michel Temer (PMDB-SP), uma carta com reivindicações sobre a educação de jovens e adultos no país. O Congresso realizou uma aula pública para debater o analfabetismo.
O deputado e os cerca de cem participantes do evento assinaram a carta que será levada para a VI Confintea (Conferência Internacional de Educação de Adultos), em maio.
O documento relembra as metas estabelecidas pelo PNE (Plano Nacional de Educação). Uma delas diz respeito ao fim do analfabetismo. Em 2001, quando o PNE entrou em vigor, 12% da população com mais de 14 anos de idade era analfabeta. De acordo com o plano, em 2006 o Brasil deveria ter no máximo 3,7% de pessoas nessa situação, mas ainda possuía o índice de 10,4%. Se mantida a média, em 2011, quando a meta é extinguir o analfabetismo, o país ainda terá 10% de sua população sem saber ler e escrever.
A carta também fala de objetivos aprovados no Fórum Mundial de Educação de Dakar (no ano de 2000, no Senegal), a declaração de Hamburgo (de 1997, na Alemanha) sobre a educação de jovens e adultos e as metas do Educação para Todos (de 1990, na Tailândia). Ainda apresenta as recomendações da Relatoria Nacional pelo Direito Humano à Educação sobre o ensino no sistema prisional brasileiro.
O documento está na CEC (Comissão de Educação e Cultura) da Câmara dos Deputados, para análise de outros deputados.
A aula pública foi realizada pela Campanha Nacional pelo Direito à Educação em parceria com a CEC. Entre os participantes da aula estavam membros da CNTE (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação), da Educafro, do MSU